quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cine Teatro


Suely diz...
Cine Teatro Gustavo Dutra, o teatro que funciona no Prédio I.
Ali, periodicamente assistíamos filmes e também era palco de nossos esquetes e de peças teatrais. Lembro-me com muita saudade de uma festa panamericana (61?) onde as patiobas da EMERD usando trajes típicos dos países panamericanos desfilaram no palco do teatro. Lembro-me que Rolando (Caçula) (61) ensinou-me a dança panamenha e a apresentamos na festa. Lembro-me também que Heloisa, Conça e eu fizemos uma coreografia de "Na baixa do sapateiro" e Heloisa deu uma desiquilibrada e quase arrancou minha saia.Mas continuou dançando firme; não deixou a peteca cair.
Nesse mesmo dia aconteceram vários esquetes. Peço que Mendel e Ronaldo (64) venham contar tudo. Aquele palco foi esteio de peças que se seguiram. Havia um piano onde Suzy (Suely Mosquera) nos brindava tocando as músicas que pedíamos e que continham nossas histórias do momento.

16 comentários:

  1. Suely diz...
    Estou esperando o pessoal vir contar da ATENA.

    ResponderExcluir
  2. Suely diz...
    Talvez a ATENA tenha seu embrião naquela festa panamericana onde o palco do cine teatro apresentou esquetes, desfiles de trajes de países panamericanos, danças típicas de países.
    Bom, só eu participei de duas: Na baixa do sapateiro, com Conça e Heloisa e uma dança panamenha com o Caçula.
    Participei de alguns esquetes onde eu era uma menina que "de brincadeira" queria um pai para sua "filhinha" (uma boneca).
    Dois "meninos" subiram ao palco; um riquinho e um pobrinho. O riquinho ofereceu-me muita coisa para ser o paizinho e o pobrinho, Julinho Pinto, não tendo nada para oferecer... ofereceu o seu sobrenome.
    Maria Neusa, a Diretora de nossa escola (EMERD) deu-me uma grande bronca. Pensei que seria expulsa. Meu consolo foi receber uma serenata linda do Trio Ipacaray a pedido dos panamenhos amigos.

    ResponderExcluir
  3. A ATENA (Associação Teatral da ENA) começou assim: Em 1961 resolvemos fazer o Show do Bicho em alto estilo. Ronaldo Vieira e sua esposa Maria da Penha escreveram uma peça intitulada "A Volta à UR em oitenta minutos", um "take over" do filme "A Volta ao mundo em oitenta dias" de Julio Verne.
    Havia a cestinha de um balão que ficava no extremo do palco onde viajávamos pela UR eu, representando Sir Maurélio (imitando o reitor, que era o prof. Aurélio, catedrático de Física), e o Álvaro Gimenez, peruano que se formou em 65, no papel de Passepartout.
    De balão viajamos pela UR e saíamos da cestinha durante os vários quadros de gozações p'ra cima de professores, funcionários e da vida na UR de maneira geral.
    A peça foi um sucesso estrondoso, e Ronaldo e Penha resolveram juntar os "talentos". Fizemos então a ATENA, de vez em quando representando para a UR e viajando em "tournée) para Angra dos Reis, Barra do Piraí e não me lembro mais aonde.
    Astros e estrelas da ATENA: Faiena, Heloisa, Lion Diniz, os Peões Roxo e Branco e tantos outros (acho que Zuleide também representou).

    ResponderExcluir
  4. heloisa diz..
    fazer parte da ATENA era para mim motivo de orgulho e,a troupe era super bacana.Os ensaios
    eram divertidíssimos e eu era liberada pela Maria Neusa,talvez por issoeu tivesse a cara-de-pau de bancar a artista. Mas também tinha 2 galãs de peso:o Mendel e o Silas(de Campinas).Tenho lindas fotos daquela época. bjs....

    ResponderExcluir
  5. Suely diz...
    Voltando ao assunto Festa Panamericana, as patiobas desfilaram representando países panamericanos e Conça desfilou com o traje de Cuba (1961), ano em que Cuba estava implantando o Comunismo. O pessoal brincando disse que ela seria presa, o que preocupou um pouco nossa linda colega.

    ResponderExcluir
  6. Suely diz...
    As meninas aprenderam a música hino do Panamericano e cantaram ao final do desfile, no palco do Cine:

    "Un canto de amistad
    de buena ....
    unidos nos tendra eternamente
    por nossa..., por nuestra lealdad
    debemos de vivir gloriosamente
    un simbolo de paz
    que alumbra el vivir
    de todo continente americano
    fuerza de otimismo
    fuerza de irmandad
    se esse canto de buena...

    Argentina, Brasil e Bolívia
    Colombia, Chile e Equador..."

    Quem se lembra da letra?

    ResponderExcluir
  7. Suely diz... Recebido de Julio Ramirez:
    "un canto de amistad
    de buena voluntad
    unidos nos tendrán eternamente
    por nuestra libertad
    por nuestra lealdad
    debemos de vivir gloriosamente
    un sinbolo de paz
    que alumbrará el vivir
    de todo el continente americano
    fuerza de optimismo
    fuerza de hermandad
    será este canto
    de buena vecindad
    argentina, brasil y bolivia
    colombia, chile y ecuador
    uruguay,Venezuela e Honduras
    guatemala y el salvador
    costa rica, haiti, nicaragua
    cuba y paraguai
    norteamerica
    mejico y peru
    santo domingo e panamá
    son hermanos soberanos de la libertad
    son hermanos soberanos de la libertad"

    ResponderExcluir
  8. Heloisa diz
    Claro que me lembro da festa e do hino,só não
    sei onde foi parar a foto onde eu estava com uma linda roupa do México.
    Eles iam na embaixada p/conseguir aquelas roupas.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. As aulas de Genética da ENA (12a. Cadeira) eram proferidas pelo professor Alfredo Nascimento, um homem extremamente simpático e excelente didata. Eram duas aulas semanais, que aconteciam nas manhãs de segunda e terça.
    Ora, eis que num dado fim de semana a troupe da Atena foi apresentar uma peça em Angra dos Reis (nunca vou esquecer a magnífica garoupa que a mãe de Zuleide nos preparou) e foi tão bom que decidimos deixar para voltar na segunda-feira. Então, quem foi a Angra matou assim a aula do Nascimento.
    Na terça, dia seguinte, lá fui eu para a aula. O professor Nascimento entrou na sala com uma fisionomia carrancuda, diferente da habitual naquele homem que adorava nos ensinar. Achamos estranho, alguma coisa estava errada. Aproximou-se vagarosamente de sua mesa onde apoiou os braços e olhando para baixo, ficou em silêncio. Nós... em expectativa e apreensão.
    Subitamente, ainda olhando para baixo, ele exclamou:
    - Senhor Mendel!
    Meu sangue gelou. Caraca, - pensei - o que foi que eu fiz?
    Balbuciei "sim, professor?" e fiquei esperando que, por razão ainda desconhecida, o teto caísse sobre mim.
    O professor Nascimento, levantando então a cabeça e com os olhos apertados olhou duro para mim e disse o seguinte:
    - Na minha vida de professor de Genética eu nunca tive um aluno chamado Mendel. Desde o início do ano eu vinha planejando inaugurar as aulas sobre as Leis de Mendel com uma tremenda gozação à sua pessoa. Pois não é que na aula de ontem, quando comecei o ciclo dessas aulas... o senhor faltou?! O senhor imagina a minha frustração?!
    Fiquei olhando p'ro homem em silêncio, sem saber se ria ou chorava.
    Foi quando, para meu alívio, a turma soltou em uníssono tremenda gargalhada, e o professor Nascimento, abrindo aquele sorriso simpático que nos era conhecido, ajuntou:
    - Até que eu também não sou mau ator, hein?
    E assim, acompanhando a gargalhada geral, ele se sentiu vingado.

    ResponderExcluir
  10. Muito gostoso voltar do cinema a pé, pela alameda, papeando. Em um dos raros dias em que senti frio na U.R., na vinda do cinema, Ricardo von Sydow abraçou-me de um lado e a outra colega do outro; talvez Helô, talvez Conça. Essas lembranças vêem em retalhos.
    Seria tão bom que outras pessoas que dividiram conosco os acontecimentos que abordamos aqui viesse e dissessem: Isso mesmo, estava lá, eu vi. E completaria a mensagem.

    ResponderExcluir
  11. 1960-61 - A música-tema do filme era a linda Saint Louis Blue. Talvez o filme tivesse o mesmo nome - que era o nome da cidade onde se passava.
    Após a sessão, ao chegarmos ao alojamento, as patiobas foram convocadas para reunião com Maria Neusa que passou-nos um sermão pois considerou o filme impróprio para nós.
    Não sei porque NÓS é que levamos a bronca.

    ResponderExcluir
  12. E tenho a impressão que Mlle. Marceau retirou as meninas do cinema durante o filme.

    ResponderExcluir
  13. E o cine-teatro abriu as portas para a 50ª Reunião Anual da ADENA que, por sua vez, abriu os braços para os alunos de todos os cursos dos Anos 60.

    ResponderExcluir
  14. --- INTERESSANTE É QUEM SE LEMBROU, ENTRE OUTROS ESPETÁCULOS, A DESTACADA ATUAÇÃO DO PIANISTA PROF. HEITOR ALIMONDA, ONDE A ESPETACULAR VERSÃO PARA PIANO DO "QUADROS DE UMA EXPOSIÇÃO" EMBASBACOU A TODOS QUE TINHAM NOÇÕES DE COMO APRECIAR MESTRES DA MÚSICA ERUDITA (MUSSORGSKY-RAVEL). QUEM ASSISTIU MAS NÃO SE RECORDA, ASSISTA TRECHOS NO "YOU TUBE", ETC...

    --- OUTRO FATO INUSITADO E HILÁRIO FOI A PALESTRA DO PROF VITOR STRAVIASKY, DO MUSEU NACIONAL, SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL DOS JOVENS...
    ( AS "PATIOBAS AUTÊNTICAS" CHEGARAM ATRASADAS E DAI... ( DEPOIS EU CONTO... ) !

    PAULO - VET-62
    ABRAÇOS PARA TODOS ! CONFIRMEM !

    ResponderExcluir
  15. Paulo, estou começando a pensar que você não é um contemporâneo UR-anos 60.

    ResponderExcluir
  16. ESTA É UMA DAS VANTAGENS DO MAGISTÉRIO, PRINCIPALMENTE EM UNIVERSIDADES. MOLDAR-SE COM O TEMPO.
    NO MEU CASO, UFRRJ - duas vêzes -, UnB, UNIRIO, UFF, ETC
    PARA O MAGISTÉRIO EXISTE A NECESSIDADE DE UMA RECICLAGEM E RENOVAÇÃO CONSTANTES, EXIGIDAS PELO CONVÍVIO COM OS JOVENS, VIVENCIANDO AS SUAS PERIPÉCIAS, SEUS DESAFIOS E REAÇÕES, E COMPREENDENDO-OS A MEDIDA QUE O TEMPO PASSA.

    PARA QUEM LECIONA, É COMO REJUVENESCER...

    COMO MUITOS OUTROS COLEGAS, TIVEMOS EM 1956 O PRIVILÉGIO DE PASSAR NO VESTIBULAR DA ENTÃO RECENTE ESCOLA AGROTÉCNICA "I.S.L." DA UNIVERSIDADE RURAL.

    JUNTO COM AS ESCOLAS TÉCNICAS, AS FACULDADES DE ENSINO SUPERIOR AGRÍCOLA E VETERINÁRIO, E TAMBÉM OS CURSOS DE ECONOMIA DOMÉSTICA (CHAMÁVAMOS ASSIM), ERAM CONSIDERADAS AS "JÓIAS" DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA !
    A RURAL ERA PARA O GOVERNO, UM "CARTÃO DE VISITAS" PARA EXIBIR A TODO VISITANTE, PRINCIPALMENTE VINDO DO EXTERIOR, OSTENTANDO O ENSINO NO ESTÃO DISTRITO FEDERAL. MESMO DEPOIS DA MUDANÇA PARA BRASÍLIA E A ESPOLIAÇÃO DOS RECURSOS DA "VELHACAP" - A RECUPERAÇÃO DOS VALORES DEVIDOS NUNCA FOI FEITA - A BELEZA DA RURAL CONTINUOU, SEM DESTRUIÇÃO DE PRÉDIOS COMO NA RECENTE DEMOLIÇÃO DE UMA GRANDE ALA DO HOSPITAL DO "FUNDÃO". UM ABSURDO!

    DEPOIS TUDO FOI MUDANDO E O PREJUÍZO MAIOR FOI A TRANSFERÊNCIA DO ENSINO AGRÍCOLA PARA O PROBLEMÁTICO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, COM SUA PLETORA DE CURSOS, FACULDADES E UNIVERSIDADES MÚLTIPLAS, ONDE A RURAL PERDEU O SEU "STATUS" DE INSTITUIÇÃO DE DESTACADO PADRÃO, COM SEUS CURSOS DE ORIGEM TIPICAMENTE LIGADOS AO CAMPO, SEM MAIS A SUA QUALIFICAÇÃO. SE DILUINDO INTERNAMENTE EM UMA SÉRIE DE CURSOS QUE PODERIAM ESTAR MELHOR SITUADOS EM OUTRA UNIVERSIDADE, NÃO DO ÂMBITO RURAL.

    CERTAS DISCIPLINAS, AMPLIADAS COMO CURSOS DE FORMAÇÃO, SE JUSTIFICAVAM SOB A LUZ DE SEREM "FILHOS DE PATERNIDADE DÚBIA". O EXEMPLO MAIS NOTÓRIO ERA O DA ZOOTECNIA, QUE TANTO AGRÔNOMOS QUANTO VETERINÁRIOS ALEGAVAM TER A "PATERNIDADE".

    OUTROS CURSOS FIRMARAM-SE COMO NOVAS "FACULDADES", PELA AMPLIDÃO DE SUAS ESPECIALIDADES. ISTO JÁ TINHA OCORRIDO NOS U.S.A., ONDE NÃO EXISTE O TERMO "AGRÔNOMO" NO SENTIDO AMPLO, COMO PROFISSIONAL "especialista em generalidades agropecuárias". A EXPRESSÃO "FACULDADE"TAMBÉM É TÃO ARCAICA QUANTO A IMAGEM DO ANTIGO "PROFESSOR CATEDRÁTICO" QUE TUDO SABIA - SE AFIRMAVA ALGO, ERA O FAMOSO "MAGISTER DIXIT".

    PARECE RIDÍCULO, MAS ESTE PADRÃO DE "AGRÔNOMO A MODA ANTIGA" JÁ TINHA SIDO DENUNCIADO EM 1963 PELO AGRÔNOMO QUE EM SUA VIAGEM AO EXTERIOR E AUTOR DO LIVRO "O ENSINO AGRÍCOLA NOS ESTADOS UNIDOS". SALVO ENGANO, O SEU NOME ERA JOSÉ VIEIRA E A PUBLICAÇÃO FEZ PARTE DO CONJUNTO DE OBRAS PUBLICADAS PELA "ALIANÇA PARA O PROGRESSO" DO PERÍODO DE GOVERNO KENNEDY. ELE CONSTATOU QUE SÓ ADMITIAM OS "TÉCNICOS DE FORMAÇÃO SUPERIOR", TODOS ESPECIALISTAS EM "SOLOS", "FRUTICULTURA", "SILVICULTURA", ETC... (PRECISO REVER ESTES TEMAS E VER QUANTOS SÃO OS CURSOS DE FORMAÇÃO ATUAIS).

    NA RURAL FORAM CRIADOS ALGUNS CURSOS COMO ZOOTECNIA, SILVICULTURA, ETC. O QUE EMBORA SEM SER UMA MODERNIZAÇÃO TOTAL, CONSTITUIRAM UM PROGRESSO. MAS FALTARAM MUITOS OUTROS CURSOS.

    NÃO SEI COMO FICOU A SITUAÇÃO DO CHAMADO "MAGISTÉRIO RURAL DOMÉSTICO", QUE TINHA AMPLA ÁREA DE ATUAÇÃO NAS REGIÕES AGRÍCOLAS, ABRANGENDO SUA APLICAÇÃO NAS "A.C.A.R." DOS DIVERSOS ESTADOS,NAS COOPERATIVAS, ETC.

    VOCÊ, MELHOR DO QUE NINGUÉM, PODERÁ FAZER UMA REVISÃO DO TEMA PARA NÓS.


    Paulo VET-62

    (Não sei se meu email continua inativo -
    Poderia tentar um contato breve?)

    < pediiptera@yahoo.com.br >

    (NÃO SOU apenas "CONTEPORÂNEO UR ANOS 60, TAMBÉM FUI DA AGROTÉCNICA UR ANOS 50 : 1956-1958. Depois FUI DE FATO "1959-1962"). -

    ResponderExcluir