domingo, 19 de fevereiro de 2012

O FERRÃO


Na foto Genschow - ENA 53 e Amauri - ENA 57
Amauri é autor do texto que vai abaixo e continua em Comentários.

Estimados ex-alunos da Universidade Rural do Brasil-RJ: até, aproximadamente, os fins de 1955 circulava no campus da Universidade Rural, no Km 47, um jornal editado pelos alunos. Era tido pelos professores daquela época como um jorrnal tipo "Imprensa marron" assim de terceira categoria. Ora, o nome do nosso jornal tinha sido inspirado na ferroada da abelha; incomodativo e,sobretudo, de picada dolorida. Era O FERRÃO!

(Continua em COMENTÁRIOS, deste tópico)

4 comentários:

  1. Nosso jornal, sem periodicidade muito rígida, dava notícias do campus, mas lançava, sempre, matéria que desgostava e aborrecia a comunidade acadêmica composta pelos professores. Mensalmente eram exibidas as notas que os alunos davam aos professores para alguns tópicos de ÉTICA PROFISSIONAL, FREQUÊNCIA, ASSIDUIDADE, DIDÁTICA , DOMÍNIO DA MATÉRIA entre outros.

    ResponderExcluir
  2. Eram listagens com os nomes de cada professor e suas notas. Isso, a divulgação das notas, despertava ódio dirigido aos editores do Jornal O FERRÃO. Alguns professores até se vangloriavam que na respectiva disciplina era raro alguém ser aprovado por média. Ocorriam, por exemplo, nessas disciplinas "intransponíveis" que mais de metade da turma ser reprovada e ficar em dependência!

    ResponderExcluir
  3. Pois bem, então em certo mês de 1955, saiu no O FERRÃO, um artigo com as considerações matemáticas pertinentes ao fenômeno de elevado índice de reprovação e concluindo (o artigo) que, de acordo com curva estatística de Distribuição Normal o problema estava no professor e não nos alunos. Se mais de 50% dos alunos fossem reprovados seria necessário urgente uma preparação e treinamento do "mestre" para o mister de transmitir conhecimento especializado! Foi um Deus nos acuda aquela matéria de O FERRÃO. À época, o referido jornal, mal visto pela direção da ENA, liderou as greves, promoveu "enterro" de professores e outras manifestações que agitavam a nossa vida na calorenta BAIXADA FLUMINENSE. Não desejamos que a história da nossa UR se perca com o tempo. Estamos registrando a memória dos tempos da mocidade da época!

    ResponderExcluir

  4. NOTA: por favor, quem ainda estiver de posse de exemplares do jornal O FERRÃO, envie-os pelo Correio para Amauri Rodrigues, Caixa Postal 116 Brasília-DF 70350-970, ou digite-os enviando para steisloff@gmail.com ou para Suely Domingues Canero através do E. mail sucanero@terra.com.br
    AsSINADO: Amauri Rodrigues - ENA 57

    ResponderExcluir